domingo, 28 de agosto de 2011

Encontro Estadual da Rede de Educação Cidadã do Ceará


É na construção coletiva e cotidiana que se forjam os homens e mulheres na luta do povo!



Equipe de Educadores e Educadoras
A Rede de Educação do estado do Ceará (Recid Ceará) reafirmando o projeto popular de transformação e inserção social do povo cearense, realiza no período de 26 a 28 de agosto, na Sede da Obra Kolping do Brasil – Rua Mirtil Meyer, 100 – Mondubin/ Fortaleza – CE, o seu I Encontro Estadual (convênio 750364/ 2010 SDH/CAMP) com o objetivo de consolidar e ampliar os planejamentos, dar encaminhamentos e visibilidade as suas atividades planejadas em nível local, regional e estadual, como também reafirmar a coerência do seu trabalho a partir da leitura e análise do Projeto Político Pedagógico.
Sendo um público representativo das regiões do estado, 30 educadores e educadoras, munidos e munidas dos seus respectivos planejamentos regionais, tem a oportunidade de expor, se apropriar e vivenciar a Rede estadual nas suas mais diversas expressões culturais, sociais e de lutas específicas, mas que ao mesmo tempo, é única no desejo e anseio de transformação cidadã e popular.    
O encontro configura-se num espaço vivo e dinâmico, de partilhas. Muitos outros adjetivos poderiam descrevê-lo, porém acreditamos que um o define com mais propriedade: ele é dialógico na sua essência, indo de encontro a proposta do Projeto Popular de nação, onde cada um e cada uma representa a todos e todas, não só no nosso estado mas em todo o país, o continente, o mundo. Porque ao mesmo tempo em que somos aldeões, somos também planetários, somos local e global.
A programação do encontro focou, além da relação de humanização do seu processo político pedagógico, a avaliação das políticas de organicidade, comunicação, gestão compartilhada e sustentabilidade da Rede, o fortalecimento dos coletivos regionais e estadual, o diálogo entre os planejamentos e as políticas da Rede, a vivência do PPP e trazer as especificações do novo convênio.
Dentro da programação do dia 27 haverá um momento de intercâmbio cultural, onde será oportunizado para todos e todas uma visita ao Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, que oferecerá na sua agenda, em alusão ao mês do folclore, o IV Encontro de Grupos de Cultura Tradicional e Popular, tendo como título “Projeto Folgança – uma festa de ritmos e alegria”. Uma das apresentações é o Maracatu Nação Iracema, cujo cantor da Lôa é o Educador Popular João do Crato.
Faz-se necessário, trazer á luz do nosso povo, a luz dos nossos sonhos, lutas e conquistas populares, e que os motive a sonhar, lutar e conquistar com seus próprios anseios e desejos.
E a memória dos mártires, o sangue dos mártires, mais do que um conselho, [é] compromisso que conjuntamente assumimos, ou reassumimos (...). 'O que eu peço de vocês [é] que não esqueçam dos pobres; o que eu peço de vocês [é] que não esqueçam a opção pelos pobres, essencial ao Evangelho, à Igreja de Jesus'. A opção pelos pobres. E esses pobres se concretizam nos povos indígenas, no povo negro, na mulher marginalizada, nos sem-terra, nos prisioneiros..., nos muitos filhos e filhas de Deus proibidos de viver com dignidade e com liberdade.” (Transcrição livre da mensagem de dom Pedro Casaldáliga ao final da celebração de 17 de julho de 2011, na Romaria dos Mártires da Caminhada, cidade de Ribeirão Cascalheira, MT, Prelazia de São Félix do Araguaia).

Recid Ceará