sábado, 26 de maio de 2012

Recid Ceará - 2º Módulo do Curso de Educação Popular



"A história em que me faço com os outros (...)
É um tempo de possibilidades
E não de determinismo.
Se não houver esperança,
Não tem por que continuar o histórico”.
        Paulo freire



“A conjuntura e a ideologia postas no campo da comunicação reforçam uma mídia que nunca esteve e não está a serviço da emancipação dos povos, pois sempre favoreceu a elite brasileira detentora desses meios. Neste sentido, podemos considerar que a Política de Comunicação do país não avança para o enfrentamento da concentração e a quebra do monopólio da mídia no Brasil. Atualmente a mídia tem uma estratégia clara de inversão dos fatos e de criminalização das lutas e dos movimentos sociais, tendência que o governo parece não optar por reverter.
Neste cenário, a Rede de Educação Cidadã tem fomentado a formação política no campo da comunicação popular e a apropriação dos instrumentos tecnológicos, a partir da realidade regional considerando a sua diversidade.
A política de comunicação precisa preparar e formar os/as educadores/as no campo teórico e prático numa perspectiva multiplicadora que prime pelo aspecto qualitativo e político, avançando na politização da sociedade para utilização dos meios de comunicação.
É certo que avançamos, mas há ainda muitos desafios a serem enfrentados. Sendo assim é importante não só dá visibilidade às ações da Recid, mas fortalecer e, sobretudo, dar visibilidades às lutas dos movimentos. É preciso considerar que são os movimentos que dão vida a Recid”.
No estado do Ceará, na vivência da mesma conjuntura nacional, segue os princípios e diretrizes da Política de Comunicação Nacional da Rede, como também é iluminado pelo nosso PPP. É certo que também avançamos nessa política com a criação e utilização de algumas ferramentas que viabilizam esse processo comunicativo. No entanto a comunicação da Rede não se efetiva apenas com a criação e utilização destes veículos. É preciso ir além. Além de visibilizar nossas ações, de desempenhar o papel informativo, temos também a premissa da formação político-ideológica. É a partir da constatação do desempenhar deste processo que estaremos cumprindo o objetivo desta política, que é antes de tudo, dos movimentos e das lutas populares.

Com o tema “Organização Social Popular e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) – Produção e manutenção de BLOGs”, a Recid Ceará realiza o 2º módulo do Curso de Formação em Educação Popular.
Esta fase acontece nos dias 25 a 27 de maio no laboratório da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Avelino Magalhães, Tabuleiro do Norte – Ceará, que participa desta construção como parceira da Recid.
Outra parceria importante é o diálogo mantido com a Recid Paraíba, que envia o jovem educador popular e técnico em informática, Robson Lins, de Cajazeiras, para contribuir com a parte prática da criação e manutenção de blog.
O objetivo deste módulo é buscar a apropriação de outras formas de comunicação como as TIC’s para o fortalecimento dos movimentos populares indo de encontro à proposta de uma comunicação ideológica e politicamente contra-hegemônica.
O público deste segundo momento não difere do perfil do anterior, bastante heterogêneo, e presença massificante de jovens, assíduos usuários destas redes, que são desafiados a construir junto com a Rede e os movimentos que a compõem, uma comunicação segundo os princípios da educação popular, que pressupõe transformação e liberdade.

“Comunicação é co-participação dos sujeitos no ato de pensar. Implica numa reciprocidade que não pode ser rompida. O que caracteriza a comunicação enquanto este comunicar comunicando-se é que ela é DIÁLOGO, assim como o diálogo é COMUNICATIVO”
Paulo Freire

terça-feira, 15 de maio de 2012


MOPS – Movimento Popular de Saúde do Ceará realiza o seu
I Encontro Macro Nordeste

O MOPS Ceará realizou nestes dias 11 e 12 de maio, em Fortaleza, o seu I Encontro Macro Nordeste com participação dos estados do Pernambuco, Maranhão e Bahia, com participação também do representante da Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará – CESAU, Representante do MOPS Nacional, Livaldo Bento – Paraná, e, se o assunto era Educação Popular e melhoria da vida dos cidadãos e cidadãs cearenses, lá estava presente também a Recid Ceará.
O início do Encontro se deu com as boas vindas pelo pessoal da casa (Assessoria do CESAU) que acolheram os convidados com o velho e aconchegante estilo cearense, seqüenciada pelas falas dos atores responsáveis pelo evento.
No amanhecer á beira mar de Iracema, fomos acolhidos por uma bem-vinda chuva em toda a capital cearense, o que atrasou um pouco o início dos trabalhos do dia 12, mas sem prejudicar a riqueza que dialógica que foi a Conferência Magna, abordando o tema: A política de gestão Democrática e Participativa no contexto da diversidade dos sujeitos no SUS pelo companheiro Reginaldo Alves Chagas – DAGEP/MS, que dialogou com os movimentos do MOPS a respeito da “democrática participação” dos populares nas políticas e espaços no âmbito do Sistema Único de Saúde. Tal debate foi bastante caloroso. Segue algumas falas:
“Não existe efetivação do Controle Social, já que a Gestão é quem controla e engessa o processo participativo dos populares” Nino – MOPS/CE. 
Após a Conferência, aconteceram Mesas Redondas, sendo a primeira acerca da Comunicação e Informação do Direito a Saúde para as Comunidades Tradicionais no Nordeste, também pelo representante da DAGEP/MS seqüenciada por debate onde os movimentos trouxeram suas impressões e a realidade dos estados participantes.
No período da tarde vivenciamos a partir das experiências dos estados a atuação do MOPS no Nordeste do Brasil fortalecendo as práticas Populares de Saúde, que seguiu na seqüência:
Representação MOPS – Pernambuco
Representação MOPS – Bahia
Representação MOPS Ceará 

Outra Mesa abordou o tema da Educação Popular em Saúde, onde foi apresentada a Política Nacional de Educação Popular em Saúde, que apresenta seus objetivos, eixos estratégicos, responsabilidades e compromissos dos segmentos de Governo. Diga-se de passagem, que esta mesa foi bastante rica em proposições que certamente contribuirá para a Política em questão.
Para finalizar o encontro com perspectivas de novas trilhas e parcerias, reafirmamos o compromisso dos MOPS e da Recid em Defesa dos Direitos a Saúde com Qualidade, e aprovamos “A Carta do Ceará” que traz em síntese toda a abordagem e diálogo e desafios e vontades dos Movimentos Populares em Saúde do Ceará.
Equipe de Comunicação da Recid Ceará