sábado, 10 de novembro de 2012

II Reunião Ampliada da Rede: Rumo aos nossos 10 anos - Relato do terceiro dia



Bom dia meu povo cearense,

Encerramos agora a Reunião Ampliada. Este último se deu na seguinte mística:

Iniciamos ainda embalados pela noite cultura que foi simbólicamente batizada de “Baião Ampliado” e ritmado por Luiz Gonzaga e a memória e vivência de brincadeiras que nos fez relembrar nosso tempo de criança.
Fomos visitados pela companheira Lígia Maria, do Departamento de Participação Social da Secretaria Geral, promoveu o diálogo acerca dos processos em construção para o Sistema Nacional de Participação Social com foco em torno do diálogo entre Governo e sociedade civil e novas formas e linguagens que potencialize essa interlocução. Na sua fala evidencia a importância da atuação da Recid nesse processo participativo e atribui ao Sistema uma ferramenta de fortalecimento da Democracia.
Depois da exposição da Lígia, abriu-se algumas falas para os educadores(as) questionarem e expor suas leitura de como está se efetivando o diálogo entre os movimentos e suas pautas de luta com o Governo Federal. 

“Hoje não se governa para a sociedade, e sim com ela” Lígia Maria.

Posterior ao diálogo aconteceram alguns informes gerais com interfaces dos estados:

- Informações sobre a Agroecologia (Selvino e Iracema);
- Escola de Formação da CONTAG e lançamento do livro de Oscar Jara (Vera);
- Campanha contra o Uso do Agrotóxico e em Defesa da Vida – todos os estados.

Em seguida avaliamos como se deu o encontro/reunião e finalizamos com um momento de reflexão sobre o que o encontro alimentou e projeta para nossa luta e o que queima em nossos corações e nos intima a caminhar, a exemplo da parábola da Sarça ardente.
E nos despedimos com calorosos e já saudosos abraços!

GT de Comunicação do Coletivo Estadual da Recid Ceará
Gilson Lucena – Região Centro Sul

Reunião Ampliada: Rumo aos 10 anos da Rede - Relato do segundo dia.

Boa tarde gente animada do Ceará,
Vamos ao nosso segundo dia de Reunião Ampliada:
 

"O Nordestino do século
É o nosso rei do baião.
Chegou aquele rebento
seu povo ficou feliz
brilhou a luz de Luiz
Gonzaga do Nascimento
alí naquele momento
iniciando a missão
valorizou seu torão
consolidou este vínculo,
O Nordestino do século
é o nosso Rei do baião!

Iniciamos nossa mística celebrando o Nosso Rei do Baião Luiz Gonzaga, o Nordestino do Século, onde o cantamos em poesia popular.

Em seguida houve a apresentação da Síntese da avaliação do processo político e pedagógico da Recid 2012, resultado do acúmulo das macrorregões, feito no dia anterior e seguida de debate com questões propositivas;

Após o debate e proposições, o grupo se subdividiu nos GT's de Comunicação e Formação; Gestão Compartilhada e organicidade; e Articulação Política, a fim de organizar o Plano de Trabalho prioritário para 2013 tendo como motivação a comemoração dos 10 anos da Recid e em diálogo com o Plano Trienial e as políticas e diretrizes do PNF, assim como também trazer ideias para a comemoração dos 10 anos da Recid em nível nacional, regional e estadual. Este trabalho se deu de forma intensa e comprometida, havendo no período da tarde, a sua partilha e e ajustes em plenária com encaminhamentos coletivos.

No momento da partilha fomos visitados pelo representante do MEC, Arlindo Queiroz, contemporâneo do nosso Patrono da Educação, Paulo Freire, que nos trouxe informações sobre a II CONAE e certificando a garantia de 27 vagas para a Recid.

Passando por esses momentos, tivemos:

- A Equipe Nacional de Gestão trazendo informações sobre o convênio atual/metas estabelecidas, novo convênio e seus desdobramentos, o que será posteriormente encaminhado aos estados via emails;

- O GT da Gestão da Informação  informando os processos em curso, os acúmulos e desafios do trabalho;

- GT de Juventude, com as informações e andamento da preparação do I Encontro Nacional da Juventude RECID.

Em suscintas linhas, o que não dá conta da vivência dialógica e dialética do infindo dia.

GT de Comunicação do Coletivo Estadual da Recid Ceará
Gilson Lucena - Região Centro Sul

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

2ª Reunião Ampliada: Rumo aos 10 anos da Recid.

Bom dia meus/minhas caras Educadores(as) da Rede Ceará!

Como informado anteriormente, estamos vivenciando mais um momento de debate na 2ª Reunião Ampliada: Rumo aos 10 anos da RECID.
Temos como objetivo, a partir do Plano de Trabalho 2012, dos processos políticos e pedagógicos desencadeados, vivenciados pela coordenação colegiada, coletivos estaduais e reflexão em torno da conjuntura, avaliar e planejar para se avançar no planejamento 2013, tendo como motivação a comemoração dos 10 anos da Recid.

1. A pauta de hoje está se desenhando na seguinte forma:
Vivenciamos nossa mística, celebrando o centenário do Nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga. E se tem Luiz Gonzaga e Nordeste, tem luta ritmada a poesia, canção e forró;

2. Conhecemos o Brasil a partir dos educadores de refencia dos estados, CAMP, Comissão Nacional e convidados/as;

3. Fala da Coordenadora de Educação da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Salete, trazendo saudações da Ministra, informaçãoes da configuaração da política nacional de educação em direitos humanos e parceria com a Recid;

4. Análise conjuntura abordando os cenários em torno das eleições municipais, projetos em disputa, desafios postos aos movimentos sociais, tensão entre governo e sociedade, entre outros temas, sob o olhar do MST (Alexandre) e MINC (Carla Dozzi);

5. Debate sobre o sentido de avaliar e planejar para se avançar nos processos pedagógicos e no projeto da Educação Popular com Professor Ricardo Spindola Mariz - Universidade Católica de Brasília;

6. Atividade por Região - reflexão em torno do papel para Recid em 2013:
- Olhar a conjuntura e desafios apresentados;
- O que fortalecemos? Quais desafios se colocam à Recid para 2013 no campo da correlação de forças? Como avançar a partir dos cenários e desafios?
- Quais nossas motivações para 2013 além dos 10 anos da Recid?

7. Roda de conversa em torno do Teatro do Oprimido com Geo Britto - Centro do Teatro de Oprimido do Rio de Janeiro.

Informo que estaremos em constante comunicação, e esperamos que ela realmente se efetive como a pensamos e queremos: comprometida, portanto dialógica.

GT de Comunicação do Coletivo Estadual
Gilson Lucena.