A Rede de Educação Cidadã do Ceará promove o 4º Curso Estadual de Formação em Educação Popular, A arte e a Cultura na perspectiva da Educação Popular: A identidade cultural na construção do Estado que queremos!
A formação terá quatro módulos e Cada módulo terá um subtema e o primeiro foi "Cultura e Identidade" realizado nos dias 06, 07 e 08 de setembro na serra do Evaristo em Baturité/CE
As atividades tiveram início com a acolhida da comunidade, na pessoa do educador popular Delvani, que em seguida, convidou o jovem Evandro (Coordenador Escolar) para apresentar a história e as lutas da comunidade. Em seguida, o Educador Liberado da Recid Ceará, Gilson Lucena, apresentou, em linhas gerais, a Recid, com enfoque nos seus 10 anos, a estrutura do curso e do módulo, com seus objetivos, metodologia, comunidades sedes e datas dos próximos módulos.
Este módulo do curso foi facilitado pela educadora Claudia de Oliveira Silva, durante a formação tivemos oportunidade de refletir sobre a arte e a cultura quilombola motivada pela exibição do vídeo “Quilombos” e as vivências da comunidade quilombola Serra do Juá/Caucaia – em slides.

Mais tarde depois de um “Coco” puxado pelo Educador João do Crato e em seguida, motivados pelo vídeo “Reinventando a Educação na Diversidade de ‘Muniz Sondré’ e pelo artigo “Compreensão de Cultura” partimos em grupos de convivência sob a orientação de perguntas geradoras e com a tarefa de apresentar a nossa reflexão sobre a concepção de cultura e educação através de uma manifestação artística de identificação. Belíssimas apresentações e coerentes reflexões foram feitas e acrescidas no momento de interação em plenária.

O educador Cícero Chagas encaminhou algumas atividades para serem realizadas no período entre módulos. A partir desse momento de encaminhamentos, aconteceu a avaliação do encontro, onde cada participante elencava os pontos positivos e os eu precisavam melhorar. Em clima de despedidas, nos confraternizamos com agradecimentos á acolhida da comunidade, a contribuição de Claudia e de todos os participantes. Finalizamos com uma apresentação teatral da peça baseada no texto de Patativa do Assaré.