Neste dias 18 a 20 de
janeiro de 2013, reuniu-se, na Casa Kolping/Fortaleza-CE, o Coletivo da Recid Ceará com o objetivo de avaliar
atuação do Coletivo Estadual durante o ano de 2012 e planejar ações para 2013.
Motivados pela mística da celebração dos 10 anos da
Recid, iniciamos o encontro fazendo memória da nossa caminhada enquanto pessoa
e movimentos, trazendo presente símbolos, momentos e mártires que fizeram e
fazem parte desta década de construção coletiva rumo a efetivação de um Projeto
Popular de nação.
Nos apresentamos e logo em seguida realizamos a
nossa primeira “Debulha Freireana” fazendo uma análise da nossa conjuntura, da
realidade na qual estamos inseridos, lançando um olhar sobre os fatos de 2012 3 e de 2013 que impactaram e
impactarão direta ou indiretamente a sociedade brasileira e o nosso fazer em
rede.
No período da tarde, por
região, lançamos olhar sobre o nosso Planejamento 2012 (Formação, organicidade, comunicação,
articulação política e gestão compartilhada e do coletivo estadual) e avaliamos:
no que avançamos, que dificuldades enfrentamos, o que aprendemos, o que precisamos
aprimorar, e a atuação do Educador Liberado.
A
partir da análise de conjuntura e da avaliação realizadas, elencamos nossos
principais desafios, que foram sintetizados em 05 linhas de ações prioritárias para
o planejamento 2013/2014:
1.
Consolidar
e executar o Plano Estadual de Formação (sistemático, continuado e de
aprofundamento político) em diálogo com o Plano Nacional da Recid;
Para quê: Assegurar a coerência metodológica e a
unidade entre teoria e prática a partir dos referenciais da educação popular
crítico-freireana e do nosso PPP e fortalecer a reflexão sobre nossa prática,
identidade e horizonte político junto ás bases;
2.
Fortalecer/intensificar
o trabalho de base junto ás comunidades tradicionais, catadores, mulheres e
juventudes;
3.
Fortalecer
e vivenciar os processos da gestão compartilhada e da organicidade da Recid;
Para
quê: A partir das
diretrizes organizativas da Recid, definir melhor e efetivar os papéis
específicos do coletivo e de cada ator que o compõe (contratados, voluntários e
entidade âncora estadual) em vista ao seu fortalecimento;
4.
Articular
parcerias estadual e regionalmente com outros atores sociais do campo popular
incluindo governos populares, tendo em vista o fortalecimento do projeto
popular.
5.
Ampliar o debate e posicionamento sobre os grandes
projetos e megaeventos afirmando o projeto popular (agroecologia, economia
solidária, turismo comunitário, consumo sustentável e consciente, comunicação
popular).
Após
esse exercício de sintetizar os nossos desafios nas 05 linhas de ações, fizemos
leitura de um roteiro nacional que orienta os estados na realização dos seus
planejamentos em diálogo com o novo convênio da Recid, atribuindo/agendando
algumas tarefas/datas como encaminhamentos para o coletivo estadual, como
observamos abaixo:
1. 10/01
a 06/02 – Preparação dos editais
de seleção;
2. 07/02/2013
- Lançamento dos editais;
3. Até o
dia 15/02 - Informar a composição
da equipe estadual de seleção para os educadores;
4. 07 a
22/02 – Recebimento de
currículos;
5. 23/02
a 08/03 – Pré-seleção estadual
dos educadores;
6. 09 a
16/03 – Envio das atas ao
CAMP;
7. 21/03/2013 – Divulgação dos resultados e abertura do período
para recursos;
8. 29/03/2013 – Divulgação do resultado final;
9. A
partir de 01/04/2013 – Contratação dos
educadores.
Depois
de sabermos das orientações do roteiro e da sugestão de mudança na distribuição
dos educadores liberados no estado pela região do Cariri (03 educadores de
20h para o Cariri e 01 educador de 40h para a Metropolitana), retornamos
aos subgrupos por região com a missão de:
·
Discutir distribuição dos
educadores liberados por regiões;
·
Indicar um representante
da região para compor equipe de Planejamento Estadual;
·
Apontar equipe de seleção
dos educadores.
Concluídas
as discussões nas regiões, abrimos uma grande plenária, onde cada região expos
suas intenções/posicionamentos e argumentos, encaminhando o seguinte:
·
Quanto à distribuição dos
educadores contratados/carga horária, continuará o mesmo desenho no estado, já
que três regiões (metropolitana, centro sul e Jaguaribe) entenderam que a
região metropolitana seria prejudicada com a diminuição no seu quadro de
liberados, mesmo com a carga horária continuando;
·
A equipe responsável pelo
Planejamento estadual e pela Carta Pedagógica é: Antonio, Cícero, Gilson, Iracema
e Manoel Leandro, que se encontrará no dia 16/02 em Iguatu;
·
Quanto à equipe de
seleção, definimos as pessoas: Ernaldo, Devani, Sônia, Valéria e uma pessoa
da Entidade âncora (a definir).
Em seguida, abriu-se um espaço para a Entidade
âncora estadual, Movimento Ceará, se apresentar e fazer um balanço da gestão,
onde reafirmou o desejo de contribuir com a Recid neste novo convênio, o que
foi aclamado por todos sua continuidade.
Antes
de passarmos para os informes, avaliação e mística, os jovens que irão ao
Encontro Nacional de Juventudes, representando o Ceará, fizeram leitura da
Carta Pedagógica do Encontro Estadual e exibiram um vídeo produzido por eles
mesmos.
Os
informes foram:
·
Ampliação das cadeias
produtivas do Cariri – Fundação Araripe;
·
Caminhada contra
Intolerância Religiosa – 21/01 – Juazeiro do Norte;
·
Reunião da CNE;
·
Oficina do ABRACO/Centro
Sul: 02/02 – Quixelô;
·
Encontro de juventudes
(23 a 24/02) e Curso de Teatro do Oprimido (23 a 28/02) do Urucongo (Chico
Gomes).
Finalizamos
nosso encontro avaliando a sua importância e, em clima dos 10 anos da Recid,
demos ritmo de ciranda e toré ao momento.
Gilson Lucena – Gt Pedagógico Recid Ceará .
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