Carta
Relatório do 3º Módulo da Escola de Formação em Educação Popular da Recid
Ceará.
“Sou
parteira e benzedeira
Minhas
mãos, ponte para o mundo da luz,
Me
deram também o poder de rezar
Sou
rezadeira e há muito tempo que vejo
Surgir
da bolsa d’água um pingo de gente”.
Manoel Leandro e Junior
Santos
Humanizar as relações
sociais em contato com o mundo e em todas as suas dimensões (afetiva,
cognitiva, socioambiental, cultural, política, ética e transcendental), a
partir de uma metodologia que garanta a expressão de diferentes linguagens e
simbologias é o 3º princípio do nosso Projeto Político Pedagógico (PPP),
instrumento vivo e sempre presente nas nossas práticas cotidianas que aponta
para a ampliação do horizonte político que entendemos como o ideal para a
sociedade brasileira. Foi instigado por esse princípio, que se entrelaça a
vários outros do PPP da Recid, que objetivamos no 3º módulo da nossa Escola de
Formação em Educação Popular, dialogar sobre “A contribuição da arte e da cultura para a construção do Estado que
queremos!”.
Esse 3º módulo
aconteceu no período de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2013 no Espaço Frei
Tito de Alencar (ESCUTA), Fortaleza/CE, onde, juntamente com a Professora
Ângela Linhares (UFCE), sensível ativista da cultura popular, vivenciamos a
mística do encontro e do espaço que pulsa e transpira cultura. Dialogamos e
fomentamos, tendo como elemento motivador a arte e a cultura, pelo viés do
nosso autoconhecimento e autoconstrução, sobre a construção que somos, evidenciada
pelo relato das experiências significativas que nos
tinham trazidos até aquele momento (memórias do que fui até hoje). Então, nos
entendendo como movimento que dão movimento a toda a estrutura da sociedade,
nos propusemos a enxergar, a olhar o todo que compomos a partir do nosso ser e
fazer subjetivos, mas inseridos na coletividade social. E assim, nos entendemos
sujeitos/espaços em transição, em constante transformação, capazes de projetar
o futuro que queremos ser e que queremos ter. O nosso Devir de sociedade. Essa
auto-reflexão nos direcionou para a conclusão que as mudanças internas,
subjetivas de cada ser social que somos, impactam diretamente nas mudanças
estruturais que queremos para o Estado que temos.
De posse desse acúmulo, nos propusemos a
interlocutá-lo com o movimento/balanço intencional do nosso Fazer
(metodológico) e Ser (político) da Recid. Dialogamos a essência do nosso Ser e
Fazer, os nossos anúncios e denúncias indo de encontro aos nossos anseios
utópicos, buscando e empreitando o inédito viável social, os nossos “devires”.
Então em grupo problematizamos: Como, a partir da
nossa transição/construção/transformação pessoal (Produção de
Sentido/subjetivo) e social e entendendo a cultura como produção simbólica
ligada à vida, podemos contribuir, enquanto movimento em rede, para o
empoderamento e as mudanças estruturais no Estado (que temos e queremos)?
Evidenciamos que esse debate nos
rendeu um excelente material propositivo para o nosso trabalho em rede.
Após esse momento de proposições, ocasionamos
o espaço para apresentar, sistematizar e refletir sobre as2. O que você identifica como uma manifestação cultural
característica de sua comunidade ou grupo? manifestações culturais existentes e valorizadas nas
regiões/grupos, pesquisadas durante o tempo comunidade. essas
eComo
a proposta do curso é a educação e a cultura na perspectiva popular, não nos
limitamos só ler e desvelar da realidade, mas também buscar nas nossas ações,
nos inserir nos processos de culturalização, interagindo com a essência
ideológica do nosso povo.
Foi uma riqueza ver a interação entre as
diversas manifestações. Dramistas, benzedores e parteiras tradicionais foram
alguns personagens da nossa cultura que apareceram. O institucional também
ganhou destaque com as apresentações da dificuldade que ainda é interagir a
cultura pra dentro desses espaços. Manifestações que resistem ao tempo como o
reisado, a dança de São Gonçalo, a cultura quilombola também apareceram para
serem contempladas no nosso momento. Foi bonito de ver as teorias se
concretizarem em práticas reais.
Para coroar esse dia, tão rico e belo, no período da
noite, houve a vivência cultural com a soma das várias manifestações culturais
do nosso estado.
No nosso último dia, reafirmamos nosso compromisso com
a causa da Educação Popular, trazendo nossas agendas, anunciando e denunciando
o que aconteceu nos nossos espaços e o que ainda estariam por vir. Planejamos
objetivamente o 4º módulo da nossa Escola (informações nos encaminhamentos) e nos
avaliamos.
Encaminhamentos
para o 4º módulo:
Local:
Comunidade Chico Gomes (Crato);
Data:
07 a 09/02/2014.
Atividades
do Tempo Comunidade:
·
Ler cartas a Cristina (as 10 primeiras)
e a partir delas escrever uma carta apresentando 03 situações que o motivou a
participar da Recid – individual/cada participante;
·
Realizar formação com os grupos
culturais nas regiões, abordando os temas dialogados nos módulos anteriores.
Dar preferência aos grupos/manifestações já pesquisados – coletivo/por grupo ou
região.
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