Inicia-se hoje na chácara do CIMI, Luiziânia -GO, a Segunda Reunião Ampliada da Recid com representantes da Comissão Nacional, Talher Nacional e 01 Educador da Recid de cada Estado brasileiro. O objetivo da reunião é construir as diretrizes organizativas da Rede, à luz da caminhada, dos processos vivenciados (PPP, PNF, Planejamento estaduais) da conjuntura e do aprofundamento em torno da organicidade e levantar propostas para o 11º Encontro Nacional.
Pela manhã, vivenciamos um forte momento de mística onde trouxemos á tona os nós da Rede, os entraves políticos e pedagógicos que entravam os processos populares rumo ao projeto contra hegemônico de nação. Seduzidos pela assessora Eliane Martins - RS (Movimento de Mulheres Empregadas - RS) fizemos um momento de cochichos motivados pelas seguintes questões: como estamos vendo o movimento do contexto brasileiro nos últimos anos? A partir de quais referenciais fazemos este olhar (com que óculos estamos olhando?). Após compartilhar as conversas nos grupos, a Eliane Martins, faz uma leitura analítica da conjuntura brasileira a partir do referencial do Capitalismo versus Mundo do trabalho.
No final da manhã nos aglutinamos por macrorregiões para analisarmos se a leitura conjuntural dialoga com os processos vivenciados nos Estados e em que aspectos e, como a Recid pode incidir a partir da conjuntura posta.
Á tarde:
- Partilharemos os diálogos/reflexões das regiões e indicaremos que caminhos a analise e a realidade das regiões nos apontará para fortalecer o poder popular - desafios e perspectivas;
- Proposta de vídeo da Equipe de Comunicação da Recid;
- Realizaremos os processos políticos-pedagógicos dos estados, olhando para nossos planejamentos, a gestão, a comunicação, mas claro, com foco na organicidade e sua dimensão política, orientados pelas perguntas:
- nossa forma de organização enquanto rede contribui para a efetivação dos nossos objetivos?
- fortalece as lutas e o diálogo com outros movimentos?
- nossa forma de organização dialóga com o PPP e PPB e os fortalece?
" De nó em nó a Recid constrói seu projeto popular"
Nenhum comentário:
Postar um comentário